Busca

Servidores de Sorocaba aprovam 4,62% de reajuste salarial; aposentados ficam sem auxílio alimentação

Índice repõe nos vencimentos apenas inflação de janeiro a dezembro de 2023; aposentados do serviço público em Sorocaba continuam sem auxílio alimentação

Paulo Andrade (Portal Porque)

Assembleia do sindicato (SSPMS) foi realizada na noite desta quinta (21) no clube de campo da categoria, próximo à Prefeitura. Foto: Reprodução/redes sociais

Os servidores públicos municipais de Sorocaba aprovaram nesta quinta (21) a proposta de acordo para a campanha salarial deste ano. Com isso, os salários, aposentadorias e pensões terão apenas a reposição da inflação do ano, que foi de 4,62% (IPCA). Não haverá aumento real. Os funcionários da ativa ainda terão reajustados os valores do vale alimentação (10%) e do ticket refeição (20%). Mas os aposentados (chamados por convenção de inativos) não terão direito a auxílios para alimentação ou nutrição.

Servidores aposentados ouvidos pelo Portal Porque não gostaram do acordo. Eles afirmam que não são contra os benefícios concedidos aos funcionários da ativa: “pelo contrário, o reajuste salarial deveria ser acima da inflação, com aumento real. Só o que pedimos é isonomia (igualdade) e atenção aos cerca de 4 mil que já trabalharam muito para o município, mas que agora estão aposentados”, disse um servidor aposentado, ex-dirigente sindical da categoria, que prefere não se identificar.

Uma outra servidora aposentada, que também prefere ter seu nome resguardado, mas que participou de reuniões na Câmara e na Prefeitura e da assembleia nesta quinta (leia aqui), ressaltou, durante a assembleia, que a intenção não é dividir a categoria, mas sim somar. Nossa luta [do nosso grupo] também é para que os trabalhadores hoje na ativa, possam manter as gratificações, quando se aposentarem, que hoje recebem”.

A trabalhadora frisa ainda que o grupo dela fez estudos – e os apresentou à prefeitura e ao sindicato – para garantir a implantação imediata do auxílio nutricional para quem se aposenta no serviço público. O auxílio citado pela servidora já é lei em diversos municípios do país, do estado e da região de Sorocaba.

‘Juntos pela igualdade’
“A gente reivindica equidade (igualdade, simetria, imparcialidade), especialmente no que tange a concessão do vale alimentação ou o auxílio nutricional, pois também somos seres humanos e necessitamos nos alimentar. Ou aposentados é pra morrer de fome?”, questionou o ex-dirigente da categoria.

As declarações dos servidores que pediram sigilo de fonte foram apoiadas por funcionários públicos que permitiram a publicação de suas identidades em reportagem anterior do Porque. São eles: Sueli Gomes de Almeida, Sílvia Helena Pedroso Cardia, Carlos Alberto da Silva (BeCarlos) e Adjalma Ferreira (Dija), sendo este último servidor da ativa.

O sindicato informa que a “bonificação natalina” mínima, de R$ 210, irá contemplar tanto ativos quanto inativos. Os aposentados com menor renda manterão o direito, por lei municipal instituída em 1991, a uma cesta básica mensal de alimentos. Porém, somente os “inativos” que recebem até dois salários mínimos têm direito ao benefício, o que representa 1/4 dos aposentados.

Reajuste retroativo
O sindicato também ressalta que os 4,62% de reposição da inflação são retroativos à 1º de janeiro deste ano. Portanto, os salários que serão pagos dia 31 de março virão com a soma desse índice referente também às remunerações de janeiro e fevereiro.

O sindicato informa, ainda, que haverá o fim da tabela de descontos do ticket refeição (exclusivo para o quadro ativo) no holerite.

A presidente do SSPMS, Ana Paula Melo, afirmou em vídeo postado esta semana, que a negociação salarial tem sido difícil, com muita intransigência por parte da Prefeitura. “Mas conseguimos ‘avançar’ [na proposta votada na quinta-feira]”.

Os servidores da ativa atualmente são aproximadamente nove mil trabalhadores. Os aposentados e pensionistas somam cerca de 4 mil servidores.

Agora a proposta terá que ser aprovada pela Câmara Municipal, na qual o prefeito detém a maioria, e sancionada por Rodrigo Manga (Republicanos) autor da proposta dos 4,62% de reajuste aos servidores.

LEIA TAMBÉM
>> Pela proposta de Manga, servidores aposentados serão mais prejudicados este ano

>> Servidores de Sorocaba acusam sindicato de colocar reajuste salarial deste ano em risco

mais
sobre
campanha salarial 2024 funcionalismo público proposta do Manga servidores aposentados servidores municipais SSPMS
LEIA
+