Busca

QUEM SOMOS

Fundado em 15 de agosto de 2021, o Portal Porque nasceu em Sorocaba com o compromisso de praticar um jornalismo sério e independente, com foco nos temas sociais, nas causas humanitárias e nos assuntos que fazem diferença na vida das pessoas.

Nossa proposta de trabalho é ocupar os espaços esquecidos por parte da imprensa sorocabana nos esforçarmos para cumprir, sem concessões e com a máxima honestidade editorial, a proposta sintetizada em nosso slogan, de praticar “o jornalismo que faltava”.

Mas que jornalismo é esse? É o jornalismo voltado para os temas que realmente importam. Um jornalismo útil à sociedade; responsável, democrático e comprometido, prioritariamente, com o propósito de dar espaço a quem não tem espaço, de permitir que vozes historicamente ignoradas ou abafadas sejam ouvidas.

O Porque, desde a sua estreia, assumiu-se progressista. Isso não significa que sejamos atrelados a partidos políticos ou candidatos. Antes, o que nos move são as causas do povo humilde, das minorias, dos explorados, dos excluídos – hoje relegados ao abandono pelas políticas públicas ou pela ausência delas.

O Porque segue a cartilha das boas práticas jornalísticas, consagradas ao longo de décadas, que incluem ouvir todas as partes envolvidas nos assuntos noticiados, abrir espaço ao contraditório e, sempre que possível, reproduzir as manifestações dos atores sociais com fidelidade.

Os principais objetivos da nossa cobertura são:
* Manter a sociedade bem-informada sobre os assuntos de interesse coletivo;
* Resgatar os grandes temas, que têm impacto na vida das pessoas;
* Colocar o jornalismo a serviço dos direitos humanos, da democracia e das grandes causas sociais;
* Dar voz a todos os segmentos da sociedade, especialmente aqueles que hoje não encontram o merecido espaço na mídia regional, nem são chamados a participar dos debates importantes.

Nossos valores
• Independência editorial
• Defesa intransigente dos direitos humanos e constitucionais, da democracia, da liberdade e da igualdade;
• Denúncia das ações ou omissões de agentes públicos que venham a comprometer a dignidade e os direitos das pessoas;
• Combate incansável ao fascismo e à corrupção.