Busca

Portal Porque flagra Saae novamente despejando esgoto in natura no Rio Sorocaba

Em nove dias, 26 milhões de litros de esgoto foram despejados nas águas em apenas dois pontos localizados pela reportagem

Paulo Andrade (Portal Porque)

Desde a manhã desta quarta-feira (15), esgoto in natura está sendo despejado diretamente no Rio Sorocaba pela própria Prefeitura. O local fica em frente ao Parque das Águas e a prática ilegal tem sido recorrente. Tanto que o Saae (Serviço Autônomo de Água e esgoto) e a Prefeitura de Sorocaba são investigados pelo Ministério Público e respondem processo na Justiça por essa prática, que tanto causam danos aos munícipes como também se caracteriza como dano ambiental.

O Portal Porque recebeu as primeiras denúncias deste novo despejo de esgoto irregular no período da manhã. Durante a tarde, a reportagem esteve no local e constatou o forte odor de fezes. Por volta das 16h, o despejo tinha parado, mas apenas temporariamente, segundo servidores do Saae ouvidos pela reportagem na condição de manter o anonimato.

De acordo com um dos servidores, o Saae “desliga a bomba às 16h para troca de turnos de funcionários”, por isso a interrupção do despejo. “Acontece isso quando o volume de esgoto sem tratamento armazenado é grande, aí eles ligam as bombas elevatórias”. O nome do funcionário será mantido em sigilo para evitar perseguições por parte do Saae e da Prefeitura.

O tubo de 400mm tem capacidade de jorrar mais de 5 milhões de litros de esgoto por dia em rios e córregos. Isso significa que essa tubulação, quando acionada, despeja diariamente 5,1 milhões de litros de esgoto, poluindo o rio, matando várias espécies e causando transtornos à população.

MP e Justiça
O Saae e a Prefeitura de Sorocaba são investigados há mais de um ano pelo Ministério Público por causa dessa irregularidade. O processo chegou no início deste ano à Vara da Fazenda Pública do município. No dia 15 de abril, portanto um mês atrás, o promotor do meio ambiente, Marcelo Silva Cassola, mandou notificar os réus para que parem imediatamente de despejar esgoto nas águas.

A ação ainda inclui indenização de R$ 15 milhões devido aos danos morais coletivos e ao dano ambiental causados pela prática irregular do Saae, autarquia subordinada à Prefeitura.

Córrego Água Vermelha
No dia 7 deste mês, o Portal Porque noticiou milhões de litros de esgoto despejados pelo Saae no córrego da Água Vermelha, atrás da Capela João de Camargo, entre os bairros Jardim Faculdade e Jardim Paulistano.

O despejo no córrego durou cinco dias, de segunda a sexta-feira da semana passada. Como a tubulação também é de 400mm, significa 25 milhões de litros de esgoto poluindo o córrego, que desemboca no Rio Sorocaba. Somando com o despejo de hoje, diretamente no rio, foram 26 milhões de litros de esgoto jogados irregularmente durante 10 dias, só nesses dois pontos irregulares flagrados pelo Porque (leia mais)

O Portal Porque procurou a Secretaria de Comunicação da Prefeitura, também responsável pela comunicação do Saae, e fez perguntas tanto sobre o despejo de esgoto próximo ao Parque das Águas como também sobre solução definitiva para o córrego da Água Vermelha. A Prefeitura, porém, novamente não respondeu a reportagem. O espaço continua aberto.

mais
sobre
córrego água vermelha danos ambientais danos morais esgoto ordem judicial Parque das Águas saae
LEIA
+