Busca

Para José Rubens Incao, cultura não é só ler Shakespeare, Camões e ouvir Beethoven

Servidor público e uma das maiores referências sobre a história de Sorocaba foi o entrevistado do Porque Sem Filtro desta quinta-feira (25)

Carol Fernandes (Portal Porque)

A produção cultural vai muito além do erudito e é fomentada por todas as pessoas, em todos os lugares. É o que afirma o historiador e servidor público aposentado José Rubens Incao, convidado da edição desta quinta-feira (25) do Porque Sem Filtro, o webjornal do Portal Porque.

Responsável pela Biblioteca Infantil Municipal, no Centro de Sorocaba, por mais de três décadas, José Rubens acredita que “toda forma de cultura é bem-vinda”. “Desde que ela haja de uma forma respeitosa, acessível e que congregue os diferentes diálogos, as diferentes formas de ver o mundo”, completa.

Na transmissão ao vivo, o historiador também ressaltou que Sorocaba é “farta e fértil em termos de artistas”, que precisam ser valorizados, bem como a diversidade de etnias e grupos presentes no município.

“Cabe ao Poder Público não produzir cultura. Eu desconfio de cultura pública, no sentido de produção cultural, porque sempre tem ideologia. Sempre tem aquela coisa, para mim horrível, de ‘vamos levar orquestra sinfônica para os bairros’. Pera lá, eles já têm cultura. Primeiro, vamos discutir com o bairro o que eles querem, qual é a identidade deles, o que pode ser feito”, afirma.

Além de falar sobre cultura, José Rubens também abordou assuntos como preservação da história de Sorocaba, importância da Biblioteca Infantil Municipal e, ainda, seus projetos atuais, como o Encontros com a Mitologia.

Confira a íntegra da entrevista (a partir de 6min37s):

mais
sobre
José Rubens Incao sorocaba
LEIA
+