Busca

Motoboy de Sorocaba que participou de atos golpistas é condenado a prisão

Wellington Luiz Firmino fez um vídeo em cima do Congresso Nacional durante a tentativa de golpe, em janeiro ano passado; decisão do STF saiu nesta sexta-feira (8)

Portal Porque

Wellington terá uma pena de 17 anos, dos quais serão 15 de prisão e mais dois de detenção. Foto: Reprodução/Rede Sociais

Mais 15 acusados pela participação nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023 foram condenados à prisão nesta sexta-feira (8) pelo Supremo Tribunal Federal. Entre eles está o motoboy de Sorocaba Wellington Luiz Firmino.

Ele gravou um vídeo em cima da torre do Congresso Nacional durante a invasão aos Três Poderes, em Brasília. Na ocasião, milhares de pessoas depredaram o Palácio do Planalto, o Congresso e o Supremo Tribunal Federal na tentativa de um golpe que derrubasse o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A maioria dos ministros do STF votaram por aplicar penas que variam entre 14 e 17 anos de prisão. Wellington terá uma pena de 17 anos, dos quais serão 15 de prisão e mais dois de detenção.

Os golpistas respondem pelos crimes de associação criminosa, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.

Desde o início dos julgamentos dos envolvidos no 8 de janeiro, o Supremo já condenou 130 denunciados.

*Com informações da Agência Brasil

 

mais
sobre
8 de janeiro atos golpistas golpistas sorocaba STF
LEIA
+