Busca

Moradores denunciam asfalto feito sem necessidade na Rua Assis Machado

Via estava em boas condições, sem buracos ou remendos ruins. Agora, bocas-de-lobo estão asfaltadas e sarjeta sumiu

Fabiana Blazeck Sorrilha (Portal Porque)
  • Moradores mostram que trecho da Rua Assis Machado, entre a Avenida Nogueira Padilha e a Rua Cervantes, tinha o asfalto em bom estado e, mesmo assim, foi recapeada. Na foto, a fresa feita antes do novo asfalto. Foto: Cortesia do leitor
  • Depois do recapeamento, sarjetas sumiram e bocas-de-lobo viraram um "umbigo" na rua. Foto: Cortesia do leitor
  • Moradores do trecho recapeado questionaram importância da obra, já que outras ruas estão em piores condições que a deles. Foto: Cortesia do leitor

A rua Assis Machado, na Vila Hortência, recebeu um serviço de recapeamento na última semana, ainda que estivesse com o asfalto muito bom e sem buracos no trecho entre a Avenida Nogueira Padilha e a Rua Cervantes, segundo denunciam os moradores do local. De acordo com a denúncia, o trabalho feito é um desperdício de dinheiro público e sem necessidade de ser feito.

Fotos recentes enviadas pelos moradores mostram a rua antes do serviço, sem imperfeiçoes, conforme relataram. Imagens também feitas por eles mostram a via após a obra. “Recebemos um aviso nas caixas de Correios de que o serviço iria ser feito pelo Consórcio Acelera Sorocaba. Ao que eu saiba, ninguém aqui pediu essa obra, mesmo porque essa jamais seria uma prioridade do bairro. O asfalto estava bom”, reforçou um dos moradores.

Um vizinho conta que, após receberem o aviso, uma máquina da obra chegou, fazendo estrias na rua. “Essa máquina, sim, destruiu o asfalto bom e, inclusive, uma lombada existente pouco acima, próxima à Rua Teresa Lopes”, relatou. “Depois disso, choveu e demorou a voltarem. Quando voltaram, passaram uma tinta grudenta preta e eu achei que fosse só aquilo. Isso foi no dia 6 de junho. Mas depois, por volta das 12h, entraram com uma camada grossa de asfalto, que inclusive encobriu as canaletas por onde a água escorria”, complementou o leitor do Portal Porque.

A camada de asfalto aplicada tem cerca de cinco centímetros, cobrindo as tampas de bueiros no meio da via e quase nivelando a sarjeta à calçada. A sarjeta, ou guia da calçada, tem como utilidade escoar a água das chuvas. O receio dos moradores é que, ao chover muito, a enxurrada vá para a calçada e entre nas casas.

“Tem tanta rua precisando de recape, de asfalto novo ou de asfaltamento e a Assis Machado recebe isso sem nem mesmo precisar”, finalizou o morador. Até o dia 18 de junho a sinalização de solo ainda não havia sido feita na rua.

A Secretaria de Mobilidade (Semob) foi procurada via Secretaria de Comunicação (Secom) para responder sobre a necessidade dessa obra, bem como quais foram as avaliações técnicas que levaram a escolher essa rua para o recapeamento. Até a publicação dessa matéria, não houve resposta do órgão.   

Contrato de R$ 17 milhões
Segundo levantamento feito pelo Portal Porque, o recapeamento das vias da cidade está a cargo do Consórcio Acelera Sorocaba, que reúne as empresas JHE Consultores Associados e Engeplan Engenharia e Consultoria. O contrato entre a prefeitura e o consórcio foi assinado em agosto de 2023 por R$ 17.726.039,66, valor que será pago via empréstimo internacional firmado entre o governo de Rodrigo Manga (Republicanos) com os Bancos Fonplata (Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Plata) e NDB (New Development Bank, ambos da Argentina.

O contrato firmado entre as partes tem como objetivo a contratação de fiscalização especializada na execução de obras, análise de projetos e serviços de engenharia. Entre as finalidades está diminuir impactos ambientais das obras e dos serviços de sinalização, na manutenção da segurança da sua execução e no cumprimento de outras determinações do município.

O último documento disponível no Portal da Transparência sobre a atuação do consórcio data de 24/5/24, com a relação de mão de obra contratada. Não há informações sobre as ruas que receberam o recapeamento, nem descritivo do serviço executado.

mais
sobre
contrato milionário mobilidade urbana Prefeitura de Sorocaba Sebo Vila Hortência
LEIA
+