Busca

Manga manda recapear ruas com asfalto perfeito no Jardim Santa Esmeralda, dizem moradores

Moradores de bairro com pavimentação privilegiada acham suspeitas obras da Prefeitura para recapear asfalto que não tem buracos

João Maurício da Rosa (Portal Porque)

Rua Vítor Cioffi de Luca: manchas escuras são ranhuras produzidas por máquina fresadora. Foto: João Maurício da Rosa/Portal Porque

A rua Vitor Cioffi de Luca, no Jardim Santa Esmeralda, na Zona Norte de Sorocaba, e suas travessas têm pavimentação perfeita e trânsito fluindo com segurança e tranquilidade. Apesar disso, há duas semanas a rua foi invadida por máquinas, caminhões e vans da construtora Casamax trazendo trabalhadores e modificando a rotina dos moradores.

“Dizem que vieram para recapear, mas não sei o que, aqui não tinha nenhum buraco, os que tem agora foram eles que fizeram”, reclamou uma moradora apontando para ranhuras feitas na borda do asfalto, rente à sarjeta.  A ranhura, para assentamento de novo pavimento, é produzida por uma máquina fresadora de asfalto que está estacionada na rua, próxima a um terreno onde a empreiteira providenciou um acampamento.

Só que moradores e comerciantes da área não entendem o porquê das obras, já que a rua não tinha qualquer problema com o tráfego de veículos até então. “Agora sim, tá complicado, fecharam parte da rua e deixam estes buracos abertos levantando poeira e atacando a rinite”, reclamou uma moradora que não quer se identificar. “Não sei porque esta obra, a rua não tinha nenhum buraco, mas agora tem”, queixou-se outra moradora.

Há controvérsias sobre o tempo que a construtora está executando a obra na rua. Segundo alguns moradores são três semanas, para outros, duas semanas, mas, segundo o encarregado da obra, Zoilo Ferreira, faz apenas uma semana que a empresa fez as fresas no asfalto e três dias que ele chegou com sua equipe para concluir o serviço.

“Nós não temos informação sobre o porquê desta ou de outra rua estar sendo recapeada, nós só cumprimos ordens”, adiantou Zoilo. Segundo ele, a Casamax vai realizar obras em 86 ruas em sete bairros. E outras seis empreiteiras estarão executando o mesmo serviço em igual número de ruas. “Estamos apenas fazendo o que foi combinado”, explicou Zoilo.

Para os moradores da rua, porém, o recapeamento está sendo realizado sem nenhuma necessidade. “Neste momento estão asfaltando uma rua sem necessidade no meu bairro e pelo que funcionário da empresa disse , irão asfaltar várias ruas do bairro, ruas que não necessitam de recapeamento, aonde vamos parar com tanta irresponsabilidade deste governo, sendo que tem várias ruas que tem a necessidade de um asfalto novo, como a avenida Atanásio Soares?”, observou um leitor.

Outro caso
Esse é o segundo caso denunciado pelo Portal Porque de recapeamento sem necessidade. Na rua Assis Machado, na Vila Hortência, o serviço foi realizado ainda que estivesse com o asfalto muito bom e sem buracos no trecho entre a Avenida Nogueira Padilha e a Rua Cervantes.

De acordo com a denúncia de moradores, o trabalho feito é um desperdício de dinheiro público e sem necessidade de ser feito.

>> Leia mais: Moradores denunciam asfalto feito sem necessidade na Rua Assis Machado

mais
sobre
casamax eleições Manga recapeamento Santa Esmeralda
LEIA
+