Busca

Esgoto de estação elevatória da Juvenal de Campos volta a poluir Rio Sorocaba

Problema começou a ser consertado na semana passada, mas até terça (25) vazamento ainda podia ser visto às margens do rio

Paulo Andrade (Portal Porque)

Menos de uma semana após ter a tubulação trocada, os dejetos da EEE (Estação Elevatória de Esgoto) número 5, na avenida Juvenal de Campos, voltaram a contaminar o Rio Sorocaba na manhã de terça-feira (25). Por volta das 15h, o despejo tinha diminuído. Mas o cano que desemboca no rio, de 400 mm, tem potencial de vazão de até cinco milhões de litros por dia.

Um servidor do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), que aceitou falar com o Portal Porque sob a condição de anonimato, explicou que a EEE-5 está saturada, pois recebe todo o esgoto de córregos e extravasores que vêm desde as regiões do Vergueiro, Jardim Faculdade e adjacências. “Não tem como conter tudo isso que é gerado de resíduo. Vai continuar despejando no rio. Porém, o despejo é percebido mais no período da noite”, afirma.

Uma leitora  relatou ao Porque na manhã da terça-feira (25) o forte odor de esgoto quando passava pelas imediações do Hospital Leonor Mendes de Barros, no Vergueiro. O funcionário do Saae confirma que a rede de esgoto na região está saturada e que, nas imediações do hospital, o mau-cheiro é frequente devido a extravasores de esgoto que jorram para o córrego da Água Vermelha.

Semana passada
O Portal Porque publicou na quarta-feira (19) a notícia sobre a troca do cano que sai da EEE-5, atravessa parte da Juvenal de Campos e desemboca no Rio Sorocaba. Na ocasião, o vazamento de esgoto já durava dois dias. (leia mais) Segundo uma fonte ouvida pela reportagem, desde então, o despejo não parou. “Apenas foi reduzido em algumas horas do dia.”

Na época, a reportagem foi informada que ainda na quarta haveria o término da troca da tubulação e a compactação do solo, ficando a pavimentação da pista para os dias seguintes. A pavimentação ou concretagem, como o Porque constatou, foi concluída nesta terça (25).

Somente este ano, o Porque já denunciou despejo de esgoto no córrego na Água Vermelha, atrás da Capela Nosso Senhor do Bonfim (Capela João de Camargo) e também nas imediações do Parque das Águas.

LEIA MAIS
>>Portal Porque flagra Saae novamente despejando esgoto in natura no Rio Sorocaba

>>Saae despeja 5 milhões de litros de esgoto por dia no córrego da Água Vermelha

mais
sobre
EEE esgoto estação elevatória de esgoto juvenal de campos rio Sorocaba saae
LEIA
+