Busca

Danilo Balas articula contra o próprio partido e Rodrigo Manga leva chumbo do TCE

Balas e aliados conspiram contra Eduardo Bolsonaro, abrindo caminho para Manga; prefeito é multado por contrato emergencial sem licitação

Wilma Antunes (Portal Porque)

Se houvesse um ranking de estratégias políticas atrapalhadas, algumas lideranças do PL estariam no topo da lista. Em Sorocaba, não é novidade que o deputado estadual Danilo Balas, presidente do diretório municipal do partido, faz questão de se vangloriar de sua ligação com o ex-presidente Jair Bolsonaro. Mesmo inelegível e cercado por atitudes questionáveis, Bolsonaro ainda cativa boa parte do público conservador do país. No entanto, apesar de almejar o apoio do ex-presidente, a decisão de articular contra o filho dele, Eduardo Bolsonaro, também do PL, pode jogar esse possível apoio direto no colo do prefeito Rodrigo Manga (Republicanos), que busca a reeleição este ano. 

O prefeito já surfa na onda da proximidade com a família Bolsonaro e, aos poucos, tenta consolidar a ideia de que é o candidato do ex-presidente. Com esse “gol contra” do PL, o sonho de Manga de ter o apoio de Bolsonaro em sua candidatura pode se concretizar. Mas que “gol contra” seria esse? Se você não acompanhou a política local nos últimos dias, na terça-feira (26), houve um encontro entre Danilo Balas, deputado estadual, Jefferson Campos, deputado federal, ambos do PL, e Cezinha de Madureira, deputado federal pelo PSD. Estava presente também um vereador de Sorocaba, cujo nome não será citado nesta coluna (mas que tem fama de ameaçar jornalistas). 

A reunião teve como objetivo articular um possível adversário – Cezinha – para concorrer com Eduardo Bolsonaro ao Senado em 2026. Ou seja, os próprios membros do partido conspirando contra si mesmos. O encontro foi divulgado por Cezinha, que postou uma foto no Instagram com a seguinte legenda: “Uma alegria muito grande receber, no dia de hoje, amigos queridos para falarmos sobre a política do estado de São Paulo em 2026; em especial, ainda este ano, na cidade de Sorocaba e região.”

 

No mesmo dia, o vereador Vinícius Aith (Republicanos) declarou seu apoio a Eduardo, independente de qualquer coisa. Porém, há quem diga que o adversário não seria Eduardo, mas sim o sorocabano Guilherme Derrite, atual secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, filiado ao PL, que também pode concorrer ao Senado em 2026.

De qualquer forma, o plano de deixar de lado Eduardo ou Derrite demonstra muita fragilidade dentro do PL, pelo menos no diretório de Sorocaba. A impressão é que querem o peso do nome Bolsonaro, mas não conseguem manter a coerência necessária para isso, se é que é possível cobrar coerência deles.

Olha que ideia de gênio (só que não): ficar contra o filho de Bolsonaro enquanto o prefeito Manga está ali, só comendo pelas beiradas, jantando com o ex-presidente, postando fotos no Instagram… É, no mínimo, uma estratégia estranha.

Manga é multado por inventar situação de emergência
Falando em prefeito Manga, ele foi multado por “fabricar” uma situação de emergência para contratar serviço de manutenção de imóveis da Secretaria de Saúde. O valor do contrato é de R$ 3,2 milhões, e foi feito sem licitação com a empresa Novos Negócios Comércio e Transporte, em 2023.

Segundo reportagem do G1, o TCE-SP (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo) apontou irregularidades na contratação por potencial direcionamento da licitação e justificativas insuficientes para comprovar a situação emergencial.

O processo cita Manga e Cláudio Pompeo, secretário de Saúde. Além de julgar a contratação irregular, o TCE aplicou multa de R$ 8.840,00 para ambos. Cabe destacar que a empresa Novos Negócios mantinha contratos com empresas ligadas à família de um dos diretores da Urbes, a empresa pública municipal responsável pelo trânsito e transporte da cidade.

*A coluna Notas de Política é a sua fonte semanal de informações políticas locais. Todo domingo, você encontra no Portal Porque notas concisas e relevantes sobre os temas políticos que mais interessam  

mais
sobre
balas eduardo bolsonaro Manga Notas de política PL sorocaba
LEIA
+