Busca

Com inundação do Parque das Águas, Carnaval de Sorocaba é adiado indefinidamente

Com receio de que as chuvas atrapalhem o evento, associação decide desmarcar a folia que estava prevista para o próximo fim de semana

Fernanda Ikedo (Portal Porque)

Evento seria promovido por associação cultural, e culminaria com desfile de escolas de samba, mas ideia foi abandonada após inundação do Parque das Águas. Foto: José Finessi

A Associação Cultural do Samba de Sorocaba (Acusa) adiou o evento do Carnaval deste ano, que seria realizado de 17 ao dia 21, no Parque das Águas, no Jardim Abaeté, na zona norte de Sorocaba.

Com as chuvas intensas, o parque ficou inundado e, devido à previsão meteorológica, a associação decidiu cancelar o evento, sem data ainda para a realização.

O evento teria entrada gratuita contando com área kids, tendas e barracas para comercialização de alimentos e bebidas. De acordo com a diretora da Acusa, Marcélia Volpato, todo o investimento seria pago apenas com os patrocinadores. “A Prefeitura cedeu a área em janeiro deste ano e contaria com a patrulha da Guarda Municipal”, detalha.

Toda a programação de shows estava montada, com confirmações de artistas como Bbeka, Cacau, Jessi e Laisla, Gloss, Bibi, Set Latifah’s.

O desfile das escolas de samba encerraria o evento na terça-feira, dia 21, a partir das 21h. “Não daria para transferir de local porque é uma incógnita. Nesse final de semana tivemos alagamento no Campolim, na Prefeitura, no Parque das Águas… Então, o risco é o mesmo. Não podemos colocar em risco as pessoas nem a operação do evento. É uma série de coisas envolvidas”, destaca Marcélia.

Com o adiamento do evento no Parque das Águas, a animação em Sorocaba, com entrada gratuita, ficará por conta da folia no Sesc Sorocaba.

Entre as atrações, haverá: na sexta, 17, às 20h, Orquestra Rural (gratuito, livre); no sábado, 18, às 16h, “Brincando com o Carnaval”, com Cia. Burucutu (ingresso gratuito, retirar duas horas antes) e no domingo, 19, também às 16h, com “Folia Solta” (ingresso gratuito, retirada 2h antes).

Histórico de alagamento

O Parque das Águas, construído entre 2004 e 2006 em área de enchentes com o objetivo de funcionar como um piscinão, sempre foi palco de alagamentos na estação das águas, devido à proximidade do rio Sorocaba e ao nível do terreno, muito próximo do nível do rio.

Em 2010, as escolas de samba chegaram a fazer desfile no local, mas a ideia logo foi abandonada, justamente em função das enchentes.

Neste ano, em particular, o parque está mais suscetível às inundações, devido ao volume de chuvas acima do normal. Conforme a Defesa Civil, o total de chuvas acumulado neste começo de ano em Sorocaba é de 984 milímetros, o maior já registrado nos últimos 10 anos (leia aqui).

mais
sobre
ADIAMENTO Carnaval INUNDAÇÃO Parque das Águas sorocaba
LEIA
+