A medalha de prata obtida pela seleção feminina de futebol vem para Votorantim. Isso porque, uma das atletas que fizeram bonito e conquistaram o segundo lugar nos Jogos Olímpicos é votorantinense. Trata-se da zagueira Lauren Leal, de 21 anos, e que, desde os 10, se dedica ao esporte.
Num jogo repleto de momentos de angústia e jogadas perfeitas, de ambos os times, as brasileiras tentaram, mas acabaram superadas pelas estadunidenses, que cravaram o placar de 1 a 0.
Lauren começou a carreira no futebol começou em Votorantim, participando de projetos sociais desenvolvidos na cidade. Ainda pequena, com apenas 10 anos, a atleta começou a dar seus primeiros passos em direção ao seu maior objetivo: ser uma jogadora profissional de futebol. O início da paixão de Lauren pelo futebol aconteceu no Parque Jataí, onde ela costumava jogar bola com quem estivesse lá, sejam meninas ou meninos.
Apoio da família
Na terça-feira (06), os pais Erymar Alexandre Costa (Lekão) e Jocilene Virgínia Leal e a irmã de Lauren, Larissa Leal Costa, ao saberem o resultado do jogo, correram para o aeroporto e foram ao encontro da medalhista em Paris, na França, para assistir presencialmente ao jogo da final.
“É um sentimento único, ímpar, em todos os sentidos, poder ter a honra de felicidade de presença a Laurel numa final Olímpica, que é um marco para a nossa modalidade no futebol. Em termos de desenvolvimento, visibilidade, engajamento, em todos os sentidos, é sensacional, e elas merecem muito pela campanha que fizeram em estar quebrando tabus, como foi contra a França, contra o foi com a Espanha, dentro de campo. Uma geração jovem que tem muito futuro e inspira outras meninas, inspira outras atletas. E ainda temos a felicidade de estar conhecendo a França, que até há pouco tempo não tínhamos nem certeza se a Laurel estaria na lista de convocadas, por tão concorrido que é pela grande quantidade de atletas com potencial para estar nas Olimpíadas”, disse o pai Lekão à Gazeta de Votorantim.
Cavando espaço no futebol
Com seu talento chamando a atenção da família, Laurem passou a treinar no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP) em São Paulo, quando seu pai a inscreveu em uma peneira no ano de 2014. No ano de 2016, a zagueira disputou a Copa Moleque Travesso, um campeonato masculino.
Como não havia campeonatos femininos para a faixa etária das atletas do Centro Olímpico, a equipe solicitou a participação no campeonato masculino sub-13. A equipe feminina, única na ocasião, foi campeã e Lauren foi eleita a melhor atleta na partida que definiu o título, contra o São Paulo Piloto.
São Paulo
Em 2017, o São Paulo voltou a ter uma equipe de futebol feminino e para isso firmou uma parceria com o Centro Olímpico. Lauren foi uma das atletas selecionadas para fazer parte da nova formação do clube do Morumbi. O primeiro campeonato disputado nesta parceria foi o Campeonato Paulista Sub-17. A taça do campeonato ficou para o São Paulo.
Após colecionar títulos na base, em 2020, a zagueira fez sua estreia no time principal. Lauren permaneceu no clube até 2021, vencendo seu último campeonato pelo clube, a Brasil Ladies Cup.
Carreira internacional
Aos 19 anos, Lauren iniciou sua carreira internacional, deixando o São Paulo. Atuando ao lado de outras brasileiras, como Gabi Nunes e Antonia Silva, a zagueira se tornou a camisa 20 do clube espanhol Madrid CFF.
Em julho de 2023, a atleta foi anunciada no clube Kansas City Current, dos Estados Unidos. Seu contrato vai até o ano de 2024, com possibilidade de se estender até o ano seguinte.
Desde 2023 como titular da seleção
A atleta foi convocada pela primeira vez em 2018, para a seleção sub-17, tendo como técnico Luizão. Naquele ano, disputou a Copa do Mundo de Futebol Feminino Sub-17 e atuou na conquista do tricampeonato do Campeonato Sul-Americano Sub-17. Em 2021, Lauren passou a ser convocada para a categoria sub-20. Ainda no mesmo ano, também foi convocada para a seleção principal, pela técnica Pia Sundhage.
No ano seguinte conquistou o Campeonato Sul-Americano Sub-20 e ajudou o Brasil na conquista do terceiro lugar da Copa do Mundo de Futebol Feminino Sub-20, sendo essa a melhor campanha da história da seleção no campeonato.
No ano de 2023, Lauren foi a mais jovem convocada pela técnica sueca para a Copa do Mundo FIFA de Futebol Feminino.
*Com informações da Gazeta de Votorantim