Busca

Mau cheiro que toma conta dos bairros é tema de requerimentos na Câmara

Problema noticiado pelo Porque foi detectado por diversos vereadores, que também recebem reclamações da população sobre odor de esgoto, principalmente na zona norte e no Parque dos Espanhóis, zona leste

Paulo Andrade (Portal Porque)

As águas do Parque dos Espanhóis, na zona leste de Sorocaba, continuam cobertas de dejetos. Somente o vereador Péricles Régis apresentou dois requerimentos esta semana sobre o mau cheiro na zona norte; Ítalo Moreira, Dylan Dantas e Fernando Dini também pedem informações e providências do prefeito sobre o mesmo assunto. Foto: Renata Rocha

Na sessão desta quinta-feira, 24, vereadores voltaram a questionar o prefeito Rodrigo Manga (Republicanos) sobre o cheiro de esgoto em várias regiões da cidade, especialmente na zona leste e na zona norte. O vereador Fernando Dini (Progressistas), por exemplo, voltou a usar a tribuna para exigir providências urgentes contra o mau cheiro no Parque dos Espanhóis.

A denúncia sobre despejo clandestino de esgoto no rio Sorocaba e em córregos foi publicada com exclusividade pelo Portal Porque no dia 31 de julho deste ano. Conforme funcionários do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), o despejo vem sendo feito por meio de extravasores (drenos) clandestinos instalados pela própria autarquia em vários pontos da cidade (leia aqui).

Segundo Dini, a reclamação não é somente pelo desconforto que o fedor causa às pessoas, mas também devido a danos ambientais, pois a mortandade de peixes é enorme e já foi constatada em reportagens do portal.

Na terça-feira, 22, outros três vereadores apresentaram requerimentos sobre o mesmo problema na zona norte de Sorocaba: Dylan Dantas (PL), Ítalo Moreira (sem partido) e Péricles Régis (Podemos).

Somente o vereador Péricles Régis apresentou dois requerimentos a respeito do mau cheiro, um identificando a falta de ação do Executivo no Parque Vista Bárbara e outro nas proximidades da ponte que liga o Parque São Bento ao Residencial Carandá. Ele questiona Manga se o transtorno decorre de procedimentos realizados pela própria administração pública ou do descarte irregular de resíduos.

Para Ítalo Moreira, o problema aparenta estar relacionado ao sistema de tratamento de esgoto pelo Saae. No documento oficial, o parlamentar faz 17 indagações ao governo municipal sobre o problema, inclusive sobre as medidas que estão sendo tomadas para solucioná-lo.

Já o vereador Dylan solicita, por meio de requerimento, análise detalhada sobre o problema e, caso isso não seja possível, indaga quais as razões impedem o prefeito Manga e seu secretariado de apresentarem informações.

Leia também, sobre este assunto:

>> Funcionários do Saae denunciam drenos clandestinos de esgoto por toda a cidade

>> A conta chegou: drenos clandestinos do Saae espalham mau cheiro por toda cidade

mais
sobre
Dylan Dantas esgoto Fernando Dini Governo Manga ítalo moreira mau cheiro Péricles Régis saae
LEIA
+