
Na última quinta-feira (23), o Portal Porque publicou um vídeo gravado durante a campanha eleitoral, em que o prefeito Rodrigo Manga (Republicanos) aparece ao lado do vice-presidente do Solidariedade, Carlos Péper, acertando a distribuição de cargos de confiança na Prefeitura para candidatos a vereador que fossem bem votados e ficassem na suplência de partidos coligados. O vídeo caiu como uma bomba no meio político e tem potencial para enrolar ainda mais o prefeito com a Justiça.
Para que essa denúncia chegasse até você, a redação do Portal Porque trabalhou em cima dessa reportagem nos últimos três meses. A campanha eleitoral do ano passado ainda se desenrolava, quando várias fontes do Porque nos avisaram que o prefeito estava oferecendo cargos de confiança no Paço Municipal para candidatos a vereador como forma de incentivá-los a fazer campanha e ajudar Manga na busca pelos votos. Com a informação em mãos, nossa equipe de reportagem foi atrás de uma prova, de preferência um vídeo que revelasse o tráfico de influência do prefeito. Depois de meses de muito esforço, o Portal Porque conseguiu o vídeo.
Denunciar as mazelas que ocorrem nos bastidores da política é uma das missões mais importantes que o Portal Porque assumiu desde a sua fundação, em 15 de agosto de 2021. Desde então, uma série de escândalos assolaram a política sorocabana a partir das reportagens do Porque.
A compra superfaturada do prédio da Secretaria da Educação, que já condenou à prisão dois secretários do Governo Manga, foi um furo jornalístico do Porque. O Portal também foi o primeiro a divulgar um esquema de corrupção na Secretaria da Educação, com a provável compra superfaturada de diversos itens. Um dos casos, a compra dos kits robótica, já resultou no bloqueio dos bens do prefeito.
O jornalismo do Portal Porque também foi responsável por derrubar uma licitação de quase R$ 35 milhões eivada de irregularidades. O Governo Manga estava prestes a assinar o contrato para a realização do prometido mutirão da saúde, quando o Ministério Público interveio e impediu o negócio, com argumentos baseados exclusivamente na série de reportagens do Portal.
Além dos escândalos políticos, o Porque também está na linha de frente de várias denúncias que têm pautado a discussão em Sorocaba, como o despejo irregular de esgoto nos rios e córregos e a construção da marginal direita. A Promotoria do Meio Ambiente do MP-SP tem tentado impedir essa obra, num inquérito aberto a partir das nossas reportagens.
Em três anos e meio de história, o Porque já ocupa um lugar especial no jornalismo sorocabano, tratando de temas importantes para o avanço da sociedade e dando voz para segmentos que sempre foram excluídos do debate pelos jornais locais.