Busca

Veja como seria a extensão da tragédia de Porto Alegre em Sorocaba

Mapa da região de Sorocaba sobreposto com a mancha das enchentes da região de Porto Alegre dá uma ideia do tamanho do drama no Rio Grande do Sul

Fábio Jammal Makhoul (Portal Porque)

Impacto causado pelas enchentes no sul atingiria ao menos 10 cidades na região de Sorocaba. Mapa é apenas um comparativo de extensão da área afetada, não sendo um mapeamento de áreas inundáveis nas cidades. Fotomontagem: Porque

A tragédia das inundações que atingiu o Rio Grande do Sul e afetou mais de 2 milhões de pessoas não tem parâmetros na história recente do Brasil e tem despertado uma questão entre os brasileiros: e se fosse na minha cidade?

Para responder essa questão, o Portal Porque sobrepôs a extensão do território afetado pelas inundações na região de Porto Alegre no mapa da região de Sorocaba. A ideia é baseada num estudo publicado por dois escritórios de arquitetura e urbanismo, que na semana passada publicaram uma série de mapas simulando o tamanho das enchentes no Rio Grande do Sul em dez capitais brasileiras.

O mapa usado como base foi criado por pesquisadores e professores do Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Como destaca o texto divulgado pelos próprios organizadores, a ideia é apresentar apenas um comparativo de extensão de área afetada, não sendo um mapeamento de áreas inundáveis nas cidades e nem de equivalência de população afetada, “uma vez que topografia e densidade demográfica variam de cidade para cidade”.

O que é possível observar a partir da montagem feita pelo Portal Porque é que o impacto causado lá no sul atingiria ao menos 10 cidades na região, tais como Sorocaba, Votorantim, Itu, Salto, Itupeva, Araçoiaba da Serra e Porto Feliz. Sorocaba e Votorantim ficariam totalmente submersas enquanto Itu, Salto e Araçoiaba da Serra seriam bastante afetadas.

Na criação do mapa foi considerada apenas as áreas afetadas pela região metropolitana de Porto Alegre, sem levar em conta o Vale do Taquari e o norte do Estado, que também foram atingidos pelas cheias – ou seja, a mancha é, na realidade, ainda maior.

Até agora, as enchentes no Rio Grande do Sul deixaram 147 mortos. São 538.245 desalojados, 127 desaparecidos e 806 feridos. Ao todo, 2,1 milhões de pessoas e 450 municípios foram afetados. O Estado conta ainda com 77.405 pessoas em abrigos.

mais
sobre
chuvas Rio Grande do Sul Simulação sorocaba
LEIA
+