Busca

Casal sorocabano se casa em cima do trio elétrico durante Parada LGBTQIAP+ na Paulista

Cerimônia vai acontecer em cima do trio elétrico da Amstel, que terá Gloria Groove como atração musical

Paulo Andrade (Portal Porque)
  • Anderson e Silvano ficaram noivos em abril este ano, durante viagem para o parque temático de Harry Potter, em Orlando. Foto: Divulgação
  • Glória Groove será a principal atração do trio elétrico da Amstel, onde o casal homoafetivo de Sorocaba vai se casar. Foto: Divulgação

Os sorocabanos Silvano Lopes, 36 anos, analista tributário, e Anderson Almeida, 26 anos, analista de administração de vendas, vão se casar neste domingo (2), durante a Parada LGBTQIAP+, na avenida Paulista, em São Paulo. A convidada especial da cerimônia será a cantora Gloria Groove. O casamento será realizado em cima do trio elétrico da cervejaria Amstel, a partir das 15h.

A estimativa de público é de dois milhões de pessoas durante a parada na avenida Paulista. A concentração começa às 10h. O casamento de Silvano e Anderson, começa com música sobre o trio elétrico, por volta das 14h. Logo depois, às 15h, acontece a cerimônia matrimonial, em frente ao Masp (Museu de Arte de São Paulo).

Além do enlace dos rapazes sorocabanos, haverá também o casamento de duas mulheres de São Paulo durante a Parada desde domingo, informa ao Portal Porque a assessora de imprensa de Silvano e Anderson, a jornalista Vanessa Ferranti.

Noivado em Orlando
Silvano Lopes e Anderson Almeida ficaram noivos em abril deste ano, durante uma viagem que fizeram a Orlando, nos EUA. O cenário do pedido de casamento foi o Castelo de Hogwarts, do universo Harry Potter, do qual Anderson é fã.

O casal homoafetivo de Sorocaba está junto há sete anos e, após o noivado, planejavam o casamento para breve. Mas, diante do convite para a cerimônia acontecer durante a parada na Paulista, eles não se importaram em acelerar a troca de alianças. O convite partiu da própria Amstel, onde ambos trabalham e que é uma das patrocinadoras do evento.

“A expectativa está lá no alto, afinal, a Gloria Groove vai cantar no nosso casamento”, brinca Anderson. “E é muita gente. Nós esperávamos que fosse uma coisa mais intimista para os dois e no fim tornou essa coisa gigantesca e maravilhosa para mais de 2 milhões de pessoas que estarão na Paulista no domingo”, completou.

Amor, luta e representatividade
Há 11 anos, em 14 de maio de 2013, o Conselho Nacional de Justiça regularizou o casamento homoafetivo nos cartórios de registro civis do Brasil. Desde então, mais de 70 mil casais oficializaram a união no País. Em 2022, segundo os últimos dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número foi de 11.022 casais. Já em Sorocaba, 76 casais do mesmo sexo se casaram nesse período.

Para Anderson e Silvano, celebrar o casamento na parada LGBTQIAP+, para milhares de pessoas, é mais do que um gesto de amor. É um ato de luta, coragem e representatividade.

“O nosso objetivo é contribuir para que a mensagem da diversidade possa alcançar cada vez mais lugares e que isso possa fortalecer cada vez mais. Não temos dimensão de onde essa mensagem vai chegar, mas se tocar uma pessoa que seja, para que ela acredite, brigue, lute e reconheça os seus direitos, já ficaremos muito felizes”, conclui nota da assessora em nome do casal.

Outras atrações
A concentração da Parada LGBTQIAP+ 2024 começa às 10h na Avenida Paulista, capital. O início dos desfiles está previsto para às 12h30. Logo em seguida, começam as atrações dos trios elétricos. Serão 16 trios ao todo. Além de Gloria Groove no trio da cervejaria Amstel, outros trios contarão com participações de Pabllo Vittar, Edson Cordeiro, Ana Dutra, Marcia Pantera, Dj Gaab Sonzah e Tiago Abravanel, entre outros.

Quem quiser acompanhar o casamento pode acessar a transmissão no YouTube aqui.

mais
sobre
casal homoafetivo sorocaba casamento LGBT Parada LGBTQIA+ silvano lopes e anderson almeida
LEIA
+