Busca

‘Veteranos’ 2023 permite até que time jogue para perder para ser campeão

Brecha no regulamento chama a atenção, pois dá a possibilidade de uma equipe optar pela derrota na fase de grupos para evitar adversários mais fortes na disputa da Taça de Ouro

Jesus Vicente (Portal Porque)

Ângelo Feijão (à direita) é dirigente do EC Paulistano, atual campeão: ele não acredita que alguma equipe vá entrar em campo pensando na derrota. Foto: Jesus Vicente/Portal Porque

No futebol o que manda é bola na rede. A vitória, então, é o ponto alto de uma partida. No entanto, no Supercampeonato de Veteranos de Sorocaba pode acontecer até de um time jogar para perder, de forma proposital, para, de acordo com a classificação final, ainda ter chances de levantar uma taça no fim da competição.

Esta possibilidade existe e a brecha no regulamento já chama a atenção, pois permite a uma equipe optar pela derrota na fase de grupos para evitar adversários mais fortes na disputa da Taça de Ouro e, assim, ainda seguir com chances de conquistar os títulos das taças de Prata ou de Bronze.

Entenda o motivo

O campeonato deste ano foi unificado em uma só categoria e reúne 38 equipes. Assim, foi batizado de Supercampeonato de Veteranos. Os participantes, então, foram divididos em seis grupos com cinco times cada um e mais dois grupos com quatro equipes.

Na primeira fase, os times jogam entre si dentro de cada grupo e ninguém é eliminado, pois os dois primeiros (16 clubes) vão disputar a Taça Ouro. Já o terceiro e quarto colocados (outros 16) vão para a Taça de Prata, enquanto que os quintos colocados, mesmo sem terem feito nenhum ponto, mais os dois “melhores” perdedores das oitavas de final da Taça de Prata (oito equipes no total) seguem para a Taça de Bronze.

Desta forma, um time com pouco poder de fogo poderá jogar para perder e, assim, fugir da briga da Taça Ouro ou da Prata, onde não teria chances devido a fragilidade do seu elenco.

“O Márcio [Moreto, dirigente do Esporte Clube Paulistano] é quem cuida mais do Veterano. Ele sabe mais, mas realmente a possibilidade existe. Agora, não acredito que algum time vá recorrer a este artifício”, comenta Ângelo Feijão, também dirigente do Paulistano, campeão em 2022.

O regulamento do Supercampeonato de Veteranos de Sorocaba tem 21 páginas, 30 artigos e foi aprovado em congresso técnico por representante de todos os clubes participantes.

Jogos deste sábado

A competição, inclusive, tem sequência neste sábado (29) com oito partidas, todas elas às 15h e com entrada gratuita à torcida. Confira:

• Vila Carvalho x União Mineirão
Local: Campo do Barcelona (Avenida Paraguai, 469, Barcelona)

• Amigos do Cajuru x Atlético FC (AFA)
Local: Campo do Cajuru (Rua Mário Monteiro de Carvalho, 208, Cajuru)

• Náutico x Casa Branca
Local: CE Dr. Pitico (Rua Anselmo Rolim, s/nº, Vila Angélica)

• Villa Allegro x Desportiva Colorado
Local: Campo de Aparecidinha (Rua João de Melo, s/nº, Aparecidinha)

• Monte Negro x Botafogo Cajuru
Local: Campo do Monte Negro (Rua Prof. Antônio R. Claro Sobrinho, 355, Jardim São Carlos)

• Atlético Brasil x Unidos Vila Astúrias
Local: Campo Atlético Brasil (Rua José Raymundo de Andrade, 650, Éden)

• Enquadros/Manchester Paulista x Consor
Local: Campo do Jair (Rodovia Emerenciano Prestes de Barros, Km 04, Caguaçu)

• Gunhê x Amigos Sorocaba/Alamino
Local: CE Brigadeiro Tobias (Avenida Bandeirantes, 3.963 – Brigadeiro Tobias)

mais
sobre
futebol varzeano futebol varzeano em Sorocaba Supercampeonato de Veteranos Supercampeonato de Veteranos de Sorocaba
LEIA
+