Busca

Varzeano chega à última rodada da fase de classificação feito um balaio de gatos

Suspensão da rodada, acordo de entrega de pontos, pedido de paralisação e acusação de influência política: eis a Taça Cidade de Sorocaba 2023

Jesus Vicente (Portal Porque)

Maria Eugênia, que começou a Taça Cidade de Sorocaba fazendo fumaça, desiste da competição. Foto: Jesus Vicente/Portal Porque

Balaio de gatos, que significa confusão, embaraço ou desordem, é a expressão popular que, neste momento, melhor define a Taça Cidade de Sorocaba, a 1ª Divisão do Campeonato de Futebol Varzeano. A competição, que reúne a nata do futebol amador, já começou com um time a menos do que deveria: 19 ao invés de 20.

Na quarta rodada surge o segundo problema: a suspensão da partida entre Dálmatas e Nova Esperança, iniciada na Arena Aparecidinha, por confusão generalizada. Na sexta rodada, novo jogo suspenso (Dálmatas x Maria Eugênia, na Arena Galo) e citação, em súmula, de agressão ao arbítrio Waldir Sandri.

Como o caso de agressão foi abafado pela Secretaria de Esportes e Qualidade de Vida, organizadora do campeonato, que não ofereceu denúncia à Junta Disciplinar Desportiva do Município, o Nova Esperança, em 20 de outubro, pediu à Justiça Comum, a paralisação da competição. Motivo: a omissão da Secretaria Esporte e da Justiça Desportiva por não terem julgado a agressão citada na súmula de Sandri, na qual relatava ter sofrido um “chute de leve na panturrilha”.

Na ação, o Nova Esperança alegou influência política na decisão, ao citar que um dia após a suspensão da partida, “já tinha pessoas tentando resolver as coisas politicamente, fazendo uma possível reunião juntamente com o secretário [Vitor Mosca] e até mesmo com o prefeito [Rodrigo Manga]”, grafou o advogado do clube, Marcos Latino, em sua petição.

No dia 23, três dias após impetrada, o juiz Alexandre de Mello Guerra, da Vara da Fazenda Pública, negou o pedido de paralisação do campeonato. Ele argumentou que o caso era de competência da Justiça Desportiva Especializada e não da Justiça Comum do Estado.

Mais dois gatos no balaio

Na semana passada, surgiram mais dois gatos no balaio. O primeiro foi no dia 29, quando um torcedor do Paranazinho deu um murro na boca do juiz Marcelinho Macaxeira.

A agressão foi registrada após o jogo em que o Vila Helena derrotou o Paranazinho por 3 a 2, no campo do Barcelona. O caso, então, acabou na delegacia e com a suspensão da última rodada da fase de classificação da Taça Cidade, que deveria ter sido realizada neste domingo (5).

O segundo gato no balaio apareceu na segunda-feira (30), quando o Maria Eugênia, que tinha o jogo suspenso da sexta rodada para fazer com o Dálmatas, neste feriado de Finados (2), entregou os pontos ao adversário e desistiu da disputa.

 

mais
sobre
1ª Divisão do Campeonato Varzeano futebol varzeano em Sorocaba Taça Cidade de Sorocaba
LEIA
+