Busca

Governo Manga dá passos para privatizar a Arena Multiuso de Sorocaba

A Arena foi inaugurada em 8 de outubro de 2016 e foram gastos R$ 14 milhões dos cofres públicos

Marcel Stefano - Portal PORQUE

Entregue em 2016, a Arena Multiuso tem capacidade para 4 mil torcedores / Crédito: Prefeitura de Sorocaba – Emerson Ferraz

A situação dos esportes e dos esportistas em Sorocaba já não é das melhores, já que a Secretaria de Esportes vive com baixo orçamento e não dá conta das necessidades da cidade, mas pode piorar ainda mais. Isso porque o governo Manga decidiu privatizar a Arena Multiuso de Sorocaba e a Sorocaba pode perder mais um espaço para praticar ou assistir a esportes gratuitamente.

A decisão foi publicada no Diário Oficial Município de Sorocaba, na terça-feira (18). Após uma reunião marcada às pressas, de um dia para o outro, o Comitê Gestor das Parcerias Público Privadas (CGPPP) da Prefeitura de Sorocaba decidiu que o Executivo sorocabano irá realizar a abertura de procedimento de chamamento público para que interessados possam apresentar projetos de interesse, seguindo os critérios estabelecidos por Edital. 

Conforme a secretária de Administração, Luciana Mendes da Fonseca, a reunião do Comitê precisou ser marcada pois houve a manifestação de interesse pela Arena Multiúso de Sorocaba por parte da Associação Desportiva Brasil Futuro, que é a dona do Magnus Futsal, no último 11 de abril. Por sua vez, o chamamento para a reunião do Comitê foi publicado no início da noite do último dia 17, convocando a reunião dos membros do Comitê para as 10h do dia seguinte, dia 18.

Espera mais um pouco
Apesar de a Associação Desportiva Brasil Futuro ter sido a primeira a manifestar interesse pela arena, o Comitê indeferiu o pedido no dia 18. O motivo, segundo a ata da decisão, foi devido “a necessidade de realização de concorrência pública em obediência ao disposto na Lei 12.497/2022 e, caso tenha interesse em apresentar projeto para manifestação de interesse, deverá observar os requisitos do Edital de Chamamento Público que será publicado.”

Apesar dessa pausa momentânea, o futuro da Arena Multiuso parece já estar definido para a atual administração municipal. Ao convocar os secretários para participarem da reunião do Comitê Gestor de um dia para o outro, a secretaria de Administração argumentou: “considerando (…) a necessidade da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida em seguir com a concessão, mas precisa de um de projeto (SIC) que atenda todas as necessidades de adaptação da Arena Multiuso de Sorocaba”.

Secretário não foi
Apesar de ter sido convocado, o secretário de Esportes, Vitor Hugo Tavares, não compareceu à reunião. Não se sabe se é contrário à privatização ou  não. Mas o fato que ficou documentado é que a decisão de a Arena Multiúso ir para a iniciativa privada está sendo tomada por outros secretários municipais, como a de Administração, o de Meio Ambiente, o da Saúde e o de Serviços Públicos. 

A arena foi inaugurada em 8 de outubro de 2016 e foi entregue com dois anos de atraso. O investimento público foi de pouco mais de R$ 14 milhões.

Outro lado
Caso a Prefeitura ou algum dos secretários citados quiser dar sua versão do caso, o Portal Porque garantirá o espaço e a matéria será complementada.

mais
sobre
Arena Sorocaba esporte privatização
LEIA
+