Busca

Atleta sofre pancada, desmaia em campo e Samu tem dificuldades para socorrê-lo

Desesperados, torcedores e membros da comissão técnica tentam quebrar o cadeado do portão que dá acesso ao campo do Estádio Municipal Domenico Paolo Metidieri; veja o vídeo

Marcelo Macaus (Portal Porque)*

A partida entre São Lucas e Rio Acima, válida pelas semifinais do Campeonato de Futebol Juvenil de Votorantim, realizada na tarde deste sábado (5), teve de ser interrompida ainda no primeiro tempo quando o goleiro do São Lucas, Luiz Carlos, 19 anos, desmaiou em campo e teve até convulsões depois de receber uma pancada, involuntária, do atacante adversário.

Ao perceberem que o atleta estava com a boca cortada e desacordado, os presentes no Estádio Municipal Domenico Paolo Metidieri rapidamente acionaram o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Quando a ambulância chegou, no entanto, os socorristas não conseguiram entrar em campo, pois o portão que permite a passagem do veículo estava trancado com cadeado.

Como as chaves não foram encontradas, torcedores do lado de fora do campo e membros da comissão técnica do lado de dentro tentaram estourar, na base da pancada, o cadeado de um dos portões (conforme mostra o vídeo). Os socorristas, então, conseguiram entrar por um portão de pedestres e, assim, acudiram o goleiro do São Lucas e o encaminharam à Unidade de Pronto Atendimento da região central.

Além do susto, o fato causou indignação nas duas equipes. Por isso, o jogo, que estava 1 a 0 para o Rio Acima, foi interrompido. Abalados, jogadores e membros da comissão técnica de ambos os times se reuniram no centro do gramado e rezaram um “Pai Nosso”.

Em postagem no Instagram da Gazeta de Votorantim, o tio do jogador lesionado, o professor de capoeira Paulo Sérgio, se mostrava indignado. Disse que o sobrinho teve quatro convulsões em campo. Ainda conforme ele, o Samu chegou ao estádio cerca de sete minutos depois de ser chamado, mas a ambulância não conseguiu entrar em campo.

À Gazeta de Votorantim, o ex-secretário de Esportes de Votorantim, Antônio dos Santos, o Toninho, classificou o episódio como horrível. Conforme ele, que estava no estádio no momento do incidente, outros campos da cidade também apresentam dificuldades de acesso em casos de acidentes como o ocorrido na tarde deste sábado (5).

Por sua vez, Paulo Roberto Robes, diretor técnico de arbitragem da ASA (Associação Sorocabana de Arbitragem), entidade responsável pela condução dos jogos dentro de campo, afirma que, constantemente, envia ofícios à Secretaria de Esportes solicitando mais segurança, porém não obtém respostas práticas. “A Guarda Civil Municipal às vezes vai no campo, tira foto e vai embora”, diz à Gazeta de Votorantim.

Os dirigentes do São Lucas não estão dispostos a mandar novamente a equipe à campo enquanto não houver plena recuperação do goleiro Luiz Carlos. Eles também acusam a Secretaria de Esportes de negligência e não descartam ingressar na Justiça.

Secretário ajuda no socorro

Procurado na tarde deste domingo (6), o secretário de Esportes de Votorantim, Manu Corrêa, disse que estava no estacionamento do estádio no momento do ocorrido. Disse ainda que foi ele quem ajudou a colocar o goleiro na maca e a conduzi-lo até a ambulância.

Na manhã deste domingo (6), Manu fez uma visita ao atleta que mora no bairro Itapeva. Conversou com os pais e garantiu que o rapaz está bem. Contou que a mãe de Luiz Carlos revelou que o filho sofre de convulsões há um ano e que o problema é causado pelo sistema nervoso.

Já sobre o fato de os portões estarem com cadeados, o secretário afirmou se tratar de uma medida de segurança para evitar que a torcida invada o campo. Disse ainda que o zelador do estádio, que também estava presente, tinhas as chaves, mas acabou perdendo na hora do tumulto.

A Prefeitura de Votorantim deve emitir uma nota oficial sobre o ocorrido ainda nesta segunda-feira (7).

*Com colaboração de Luciana Lopez/Gazeta de Votorantim

 

mais
sobre
acidente em campo Campeonato Juvenil de Votorantim Estádio Municipal Domenico Paolo Metidieri Samu Secretaria de Esportes de Votorantim
LEIA
+