Busca

Visita à Igreja João de Camargo marca a volta dos passeios culturais em Sorocaba

Atividade, que será neste sábado (1°), das 14h às 16h, vai destacar a história e as curiosidades sobre a capela que continua recebendo diariamente expressivo número de visitantes

Portal Porque

Construída em 1907, a Igreja é conhecida popularmente como Igreja de João de Camargo, Capela de João de Camargo, Capela da Água Vermelha e Capela do Senhor Bom Jesus do Bonfim. Foto: Divulgação

O pesquisador sorocabano José Rubens Incao volta a promover os passeios culturais em Sorocaba. A programação começa neste sábado (1°), das 14h às 16h, com uma visita monitorada à Capela de João de Camargo, localizada na avenida Barão de Tatuí, 1.083. A atividade é gratuita e aberta a todos os interessados maiores de 12 anos, que receberão uma apostila com informações sobre o local. Pra participar, é necessário fazer uma inscrição prévia (aqui).

A programação para os próximos meses inclui passeios na Vila Hortência (15 de julho), Gabinete de Leitura Sorocabano (22 de julho), praças 9 de Julho e Frei Baraúna (5 de agosto) e Centro de Sorocaba (12 de agosto). As atividades vão destacar as diferentes formas de residências através dos tempos.

Segundo Incao, Sorocaba oferece muitas possibilidades de passeios, seja por sua história, arquitetura, costumes e curiosidades. A proposta destes passeios é sensibilizar os participantes para toda a riqueza cultural que há na cidade e contribuir para sua preservação.

José Rubens Incao promove os passeios por Sorocaba desde 1988. O retorno desta série, com a visita à Capela de João de Camargo, vai destacar a biografia do curandeiro que construiu a capela, história do local, temas relacionados como febre amarela e identidade negra, além de curiosidades sobre o local que se mantém preservado e aberto à comunidade diariamente.

João de Camargo

João de Camargo nasceu no dia 16 de maio de 1858, no bairro dos Cocaes, na fazenda de Francisco Camargo Barros, em Sarapuí. Nasceu escravo, trabalhando em serviços gerais, cozinha e na roça. Foi educado no catolicismo por sua mãe benzedeira, conhecedora das ervas medicinais e que passou ao filho a arte da cura tradicional. Não aprendeu a ler e a escrever.

Logo após a Abolição dos Escravos, veio para Sorocaba. Em 1906, quando trabalhava na olaria de Elias Monteiro, João de Camargo teve a sua primeira visão, junto à capela do menino Alfredinho.

No ano seguinte, recebeu autorização para construir a primeira igreja, em cujo altar colocou a imagem de Nosso Senhor do Bonfim da Água Vermelha. A partir de 1910, o templo foi sendo ampliado, assim como aumentou os que procuravam o curandeiro em busca de auxílio e conforto. Porém, João sofreu perseguições por suas práticas, além de ter sido preso 18 vezes.

Veio a falecer em 28 de setembro de 1942, após longa doença, devido ao cansaço pelo constante trabalho. Em 1948, o sr. João Pensa fez construir no Cemitério a capela que abriga os restos mortais de João de Camargo, aberta à visitação todas as segundas-feiras e em datas especiais.

A Igreja

Construída em 1907, a igreja, conhecida popularmente como Igreja de João de Camargo, Capela de João de Camargo, Capela da Água Vermelha, Capela do Senhor Bom Jesus do Bonfim, é mantida pela Associação Espírita Beneficente Capela do Senhor do Bonfim, que presta atendimento espiritual, mantém a reza do terço aos sábados à tarde e assistência aos necessitados.

Foi tombada em 1995 pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico, Turístico e Paisagístico de Sorocaba. Passou por processo de restauração e continua recebendo diariamente expressivo número de visitantes.

Serviço

Visita à Igreja João de Camargo
Quando: neste sábado, 1°de julho de 2023
Onde: Igreja de João de Camargo – Avenida Barão de Tatuí, 1.083
Horário: das 14h às 16h
Entrada: gratuita. Necessário inscrição prévia (aqui)

mais
sobre
Capela de João de Camargo Gabinete de Leitura Sorocabano José Rubens Incao passeios culturais em Sorocaba
LEIA
+