Busca

Programação do Cine SMetal homenageia Lucélia Santos a partir desta quinta

Serão exibidas produções cinematográficas protagonizadas pela artista, que estará presente no Sindicato no dia 11 de julho para um bate-papo

Portal Porque

Lucélia Santos protagonizou produções de sucesso, como a ‘Escrava Isaura’, ‘Sinhá Moça’, ‘Locomotivas’ e ‘Carmem’. Foto: Reprodução/Facebook

A atriz e produtora Lucélia Santos será homenageada na programação especial de aniversário de um ano do Cine SMetal, com exibições de filmes que contam com a presença da artista. As sessões começam já nesta quinta-feira (27), com o longa “A Serpente”, e seguem nos dias 4 e 11 de julho, sempre às 19h, na sede do SMetal (Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região), localizado na Rua Júlio Hanser, 140.

Filha de ex-operários, Lucélia Santos estreou no teatro aos 14 anos, na peça infantil “Dom Chicote Mula Manca e seu Fiel Companheiro Zé Chupança”. Em 1976, protagonizou a peça ”Transe no 18”, quando o diretor Herval Rossano e o novelista Gilberto Braga a convidaram para o papel-título da telenovela “Escrava Isaura”, trabalho que a levou ao estrelato internacional.

Após o sucesso de “Escrava Isaura”, a artista passou a ser requisitada para protagonizar outros sucessos, como “Sinhá Moça”, “Locomotivas” e “Carmem”. Já no cinema, Lucélia tornou-se a principal artista da obra de Nelson Rodrigues.

Atualmente, Lucélia está em turnê com o espetáculo “Vozes da Floresta: Chico Mendes Vive”, em que encena a memória da luta de Chico Mendes, sob a companhia e o olhar histórico de Valdiza Alencar e Cecília Mendes.

“É uma grande honra homenagear uma artista tão completa como a Lucélia Santos, de uma filmografia tão extensa, com tantas obras importantes para o cinema brasileiro, e recebê-la aqui, no Cine SMetal”, afirma a produtora cultural e fotógrafa Renata Rocha, responsável pela curadoria e mediação do projeto.

Programação
No Cine SMetal, a programação começa já nesta quinta-feira (27) com a exibição de “A Serpente”. No longa, Lucélia interpreta duas irmãs que vivem na mesma casa com seus respectivos maridos, em quartos separados por uma única parede. Uma das irmãs, Lígia, permanece virgem. Insatisfeita, ela quer desfazer o casamento e pensa em se matar. Para impedir o suicídio da irmã, Guida lhe oferece Paulo, o próprio marido, por uma noite.

Já no dia 4 de julho é a vez de exibir “Luz del Fuego”, filme em que Lucélia interpreta uma exótica dançarina que adotou este nome artístico ao vê-lo na tampa de um batom. A convidada para o bate-papo após a exibição será Nanaia de Simas, dramaturga, atriz, diretora e produtora.

No dia 11 de julho, a programação especial será encerrada com a presença de Lucélia em Sorocaba, para a exibição de “O Ovo”, no Cine SMetal. O curta-metragem é inspirado no conto original “O Ovo e a Galinha”, de Clarice Lispector.

A entrada é gratuita, mas o SMetal pede a quem puder contribuir com a doação de um quilo de alimento não perecível, que será destinado às entidades cadastradas no BAS (Banco de Alimentos de Sorocaba).

Valorização do cinema nacional
Em julho, o Cine SMetal completa um ano de atividade. Lançado com a proposta de ampliar o acesso dos trabalhadores a atividades e espaços culturais, além de incentivar a valorização do cinema nacional, o projeto contou, em 11 meses, com mais de 45 encontros e 60 convidados para os bate-papos após a exibição.

Durante o período, cerca de 1.300 prestigiaram as produções que trouxeram, ao público, debates e reflexões propostos pelo cinema brasileiro. Além disso, foram exibidas mais de 80 obras, entre documentários, ficções, animações, filmes clássicos, recém lançados, além de produções de Sorocaba e da região metropolitana.

A iniciativa recebe apoio do IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo), campus Sorocaba, e do Depois Bar e Arte.

Serviço
1 ano de Cine SMetal – Especial Lucélia Santos

27 de junho (quinta-feira)
Filme: A Serpente
Convidado: Hamilton Sbrana, ator e dramaturgo

4 de julho (quinta-feira)
Filme: Luz Del Fuego
Convidada: Nanaia de Simas, dramaturga, atriz, diretora e produtora

11 de julho (quinta-feira)
Filme: O Ovo
Presença confirmada de Lucélia Santos

Horário: 19h
Onde: Sede do SMetal – Rua Júlio Hanser, 140

mais
sobre
Cine SMetal Lucélia Santos SMetal (Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região)
LEIA
+