Busca

Prefeitura de Sorocaba atrasa pagamento dos contemplados na Lei Paulo Gustavo

Verba deveria ter sido liberada até a última segunda-feira (18); novo cronograma publicado pela Secult prevê pagamento até sexta-feira (22)

Jônatas Rosa (Portal Porque)

Atrasos desde início marcou o processo de seleção dos projetos contemplados pela lei. Foto: Divulgação/Prefeitura de Sorocaba

A Prefeitura de Sorocaba parece não acertar na Lei Paulo Gustavo. Desta vez, o governo do prefeito Rodrigo Manga (Republicanos) atrasou o pagamento, que deveria ter sido realizado até a segunda-feira (18), dos contemplados nos editais.

Nesta terça-feira (19), a Secult (Secretaria de Cultura) publicou um novo cronograma no Jornal do Município, no qual prevê liberar os recursos até a próxima sexta-feira (22).

Nos meios de comunicação oficiais da prefeitura, nenhuma explicação foi fornecida para o novo atraso. No entanto, o Portal Porque apurou que a Secult culpou a Sefaz (Secretaria da Fazendo), que teria recebido a documentação com ordem de pagamento na sexta-feira (15), mas não conseguiu realizar os procedimentos necessários para liberar o dinheiro para os contemplados.

De acordo com as informações levantadas pelo Porque, a promessa da pasta de cultura é realizar os pagamentos ainda esta semana.

Ao todo, 73 projetos foram habilitados para receber recursos dos editais da Lei Paulo Gustavo. A cidade recebeu do governo federal, por meio do Ministério da Cultura, um montante superior a R$ 5 milhões para serem aplicados em produção audiovisual; reforma e manutenção de salas de cinema; formação, qualificação e difusão na área de audiovisual e fomento à produção cultural.

Processo problemático
Desde o início das inscrições, o processo para escolher os projetos que seriam completados com a verba foi marcado por muitos problemas.

Ainda no ano passado, artistas e produtores culturais da cidade acusaram a Prefeitura de Sorocaba de não divulgar informações completas sobre os projetos pré-habilitados.

>> Prefeitura de Sorocaba não divulga informações completas sobre Lei Paulo Gustavo

>> Artistas veem falta de transparência na lista dos contemplados pela Lei Paulo Gustavo

Com a situação bastante problemática, os inscritos nos editais da lei pressionaram a Secretaria de Cultura para que revisasse a publicação, que já tinha atrasado. A mudança no cronograma, no entanto, causou estranheza em quem participava da seleção.

>> Prefeitura atrasa resultados dos editais da Paulo Gustavo e lista só sai dia 7

>> Artistas pressionam e prefeitura deve rever publicação de projetos da Lei Paulo Gustavo

>> Mudança no cronograma da Lei Paulo Gustavo causa estranheza e desconfiança

Já no início do ano, o problema foi com prazo para apresentação e avaliação dos recursos dos inscritos nos editais. Para os artistas e produtores, não havia clareza sobre os critérios adotados para avaliação dos projetos. Com isso, a Secult publicou um novo edital, ampliando o prazo para que os recursos pudessem ser apresentados.

>> Recursos da seleção da Lei Paulo Gustavo podem ser apresentados até o dia 15

A Prefeitura de Sorocaba também desrespeitou o uso do nome social de pessoas transexuais e travestis na divulgação dos pré-selecionados. A Secult soltou uma errata corrigindo os nomes, mas ainda assim causou constrangimento e ilegalidade com as pessoas envolvidas.

>> Prefeitura desrespeita uso do nome social em divulgação da Lei Paulo Gustavo

mais
sobre
lei paulo gustavo Ministério da Cultura Secult Secult Sorocaba
LEIA
+