Busca

Obra Dom Quixote de La Mancha é tema dos Encontros Culturais nesta quinta

Promovida pelo pesquisador José Rubens Incao, atividade apresenta, por meio de bate-papo, imagens e textos, temas ligados à literatura, artes e mitologia

Portal Porque

Dom Quixote e Sancho Pança, ilustração de Gustave Doré, de 1863: esta gravura também será apresentada ao público. Foto: Divulgação

O Encontros Culturais desta quinta-feira (13) vai abordar a obra “O Engenhoso Fidalgo Dom Quixote de La Mancha”, de Miguel de Cervantes, um clássico da literatura universal, publicado em 1605, na Espanha. A atividade, gratuita e aberta a todos os interessados, será realizada às 14h, no Gabinete de Leitura Sorocabano, localizado na Praça Coronel Fernando Prestes, 21, Centro.

José Rubens Incao, pesquisador sorocabano e coordenador do projeto, explica que Dom Quixote se destaca pela ironia fina e inteligente, relatando a história de um pobre homem, que, de tanto ler livros de cavalaria, sai pelo mundo tentando consertá-lo por si mesmo, enfrentando críticas, risos e violência. No entanto, o personagem persiste e, ao final, consegue comover a muitos pela sua busca por um mundo mais justo e grandioso, não limitado a valores passageiros e vazios.

A obra se encerra deixando uma questão para o leitor: será que Dom Quixote é louco em buscar um mundo melhor? Ou então o mundo ou nós mesmos é que somos loucos de fato ao aceitarmos uma realidade que não corresponde ao que desejamos, abrindo mão de um mundo de respeito, de arte, de poesia e, principalmente, de justiça.

Cervantes (154-1616) viveu em uma época de apogeu da Espanha, com grandes escritores e dramaturgos. Escreveu a primeira parte de Dom Quixote em um período em que esteve preso, acusado injustamente.

Nesta obra, além da história do triste cavaleiro, o autor ironiza seu tempo, costumes, escritores medíocres e vaidosos, além dos livros de cavalaria que tanto sucesso faziam e que foram banalizados e esgotados em obras exageradas e vazias.

Além disso, Incao falará sobre as diferentes edições de Dom Quixote e seus ilustradores, destacando uma edição especial em dois volumes, de 1876, publicada em Portugal, com gravuras monumentais de Gustave Doré (1832-1883), que pertence ao acervo do Gabinete de Leitura e estará à disposição dos participantes.

Foi esta edição que o escritor brasileiro Monteiro Lobato utilizou para fazer sua adaptação de Dom Quixote para as Crianças, trabalhando não só a obra, mas também aspectos da literatura, das artes e do idealismo de homens que transformam o mundo.

Serviço
Encontros Culturais – ‘O Engenhoso Fidalgo Dom Quixote de La Mancha’
Quando: Nesta quinta-feira, 13 de julho de 2023
Onde: Gabinete de Leitura Sorocabano – Praça Cel. Fernando Prestes, 21, Centro
Horário: 14h
Entrada: gratuita
Mais informações: (15) 3232-0768

mais
sobre
doações encontros culturais Gabinete de Leitura Sorocabano obra “O Engenhoso Fidalgo Dom Quixote de La Mancha” praça coronel Fernando Prestes
LEIA
+