Busca

Museu é atingido pela chuva, tem acervo comprometido e fecha por tempo indeterminado

Direção pede apoio financeiro para a recuperação do local e retomada das atividades. Apesar dos estragos, a exposição “Museu Aberto de Fotografia”, na parte externa do prédio, abre ao público amanhã, 4.

Maíra Fernandes (Portal Porque)

Museu de Arte Contemporânea é um dos mais importantes centros de formação de arte e cultura de Sorocaba. Foto: Divulgação

Um dos mais importantes centros de formação, fomento e divulgação de arte e cultura em Sorocaba, o Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (Macs), foi prejudicado pelas fortes chuvas de sexta-feira, 2, e está de portas fechadas ao público, sem previsão de retomada das atividades. De acordo com nota enviada à imprensa, o local foi invadido pelas águas e teve tanto obras atualmente expostas, como também parte de seu acervo comprometidas.

Para a retomada mais breve do espaço, a direção iniciou uma campanha de mobilização para que empresas e pessoas físicas interessadas em ajudar financeiramente contribuam por meio da chave PIX: 07.219.739/0001-38. Importante frisar que o Macs não recebe qualquer subsídio municipal ou estadual e sobrevive de leis de incentivo e colaboração de voluntários.

Até o momento, não há cálculos sobre valores relativos aos prejuízos sofridos, mas, de acordo com Silvia Stecca, presidente do museu, o estrago foi visível pela presença de terra e de outros resíduos que adentraram os espaços expositivo e administrativo do local. “Um susto grande, que a equipe do museu e eu levaremos algum tempo para superar. A ajuda de todos os sorocabanos será muito bem-vinda”, aponta.

De acordo com laudo da Defesa Civil, a entrada de água não ocorreu por conta da estrutura do prédio, mas devido a um entupimento de bueiro próximo, que retornou água pela porta do museu.

Mudanças na programação

Por conta do imprevisto, a direção do Macs informou mudanças nas datas de exposições e eventos já programadas para os próximos dias, como a exposição “O que é Arte Contemporânea?”, que teria início no próximo dia 10, mas foi cancelada, ainda sem data para abertura.

Já o Bazarte, feira cultural que ocorre na parte externa, continua na programação para o dia 11 de dezembro. Do mesmo modo, a exposição “Museu Aberto de Fotografia”, com curadoria de Allan Yzumizawa e fotos de Paulo Ochandio, também prevista para acontecer na parte externa do museu, tem data de abertura mantida para este domingo, 4.

 

mais
sobre
ACERVO PREJUDICADO chuvas INUNDAÇÃO Macs Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (Macs)
LEIA
+