Busca

Campineira presa por atos golpistas ganha liberdade com uso de tornozeleira

Luh Pinheiro, que já foi até candidata a deputada estadual pela metrópole, estava presa desde março

Da Redação

STF deu liberdade provisória para Luh Pinheiro. Foto: Reprodução/Rede Social

O ministro Alexandre de Moraes concedeu liberdade para Lucivânia Pinheiro Barbosa, campineira conhecida como Luh Pinheiro, que já foi até candidata a deputada estadual pela metrópole. Ela estava presa por participar da tentativa de golpe de estado em Brasília do dia 8 de janeiro deste ano.

Ela gravou vídeos dentro do Palácio do Planalto durante o ataque. As imagens foram postadas em seu perfil e mostram as instalações depredadas. Em um dos trechos, ela chega a afirmar que “o Planalto é nosso e o Senado Federal também”. “Está tudo bem, não tem ninguém ferido. As bombas de gás, totalmente normal em confronto. Então fiquem tranquilos”, descreve Lucivânia.

A investigada foi presa por decisão proferida em 9 de março, que acolheu representação formulada pela Polícia Federal. “Assim, considerando o tempo decorrido desde a efetivação da prisão e a ausência de oferecimento de denúncia até a presente data, vejo que é possível a substituição da prisão preventiva anteriormente decretada por medidas cautelares”, afirmou o ministro.

Na gravação de Brasília, ela menciona que a Polícia Militar do Distrito Federal “não dificultou em nada a entrada”. E pede aos terroristas que ataquem o Exército. “Nós não temos força para medir o Exército”, justifica ela.

Apesar da liberdade provisória, ela deverá usar tornozeleira eletrônica e comparecer em juízo toda semana. Outras medidas incluem a proibição de se ausentar do país, entrega de passaporte e suspensão de quaisquer documentos de porte de arma de fogo, bem como de quaisquer certificados de registro para realizar atividades de colecionamento de armas de fogo, tiro desportivo e caça.

A reportagem não conseguiu encontrar a defesa da acusada. Caso haja um posicionamento, a reportagem será atualizada.

mais
sobre
BRASÍLIA Campinas luh pinheiro
LEIA
+