Busca

1ª Marcha Trans de Campinas acontece dia 29 de junho

Com o tema “A voz da revolta promove a esperança”, concentração será no Largo do Pará

Da Redação

Fotos:  André Nery/Diadorim

A Coalizão Trans de Campinas, composta por diversos coletivos trans da cidade, promove no próximo dia 29 de junho a 1ª Marcha Trans da cidade com o tema “A voz da revolta promove a esperança”. A concentração está agendada para o Largo do Pará, no Centro, e o horário ainda será divulgado.

Segundo a organização do evento, após anos do surgimento da Parada LGBTQIPAN+, o município ainda vivencia a falta de representatividade das pessoas transvestigêneres nesses espaços. A Marcha Trans de Campinas, de acordo com a organização, “é um grito de revolta e esperança para mostrar que também fazemos parte dessa história e também a construímos diariamente”.

Parte da Coalizão Trans de Campinas no dia da definição da Marcha. Foto: Lucca Alvarenga

São Paulo

Na última sexta-feira, 31, centenas de pessoas participaram da sétima edição da Marcha do Orgulho Trans, no Centro de São Paulo. O evento, que antecede a Parada do Orgulho LGBTQIAPN+, ocupou o Largo do Arouche e ruas do entorno com música, ativismo e manifestações em defesa dos direitos de pessoas trans, travestis e não-binárias.

Neste ano, a organização escolheu como tema “Renascença de Gênero”, numa celebração às diferentes identidades de gênero na sociedade. Entre as reivindicações, estavam cartazes pedindo ao STF (Supremo Tribunal Federal) que permita que pessoas trans usem o banheiro do gênero com o qual se identificam.

Foto: Agência Brasil

Atendendo a um pedido feito nas redes sociais pela organização da Marcha do Orgulho Trans, muitos participantes foram ao evento usando camisas da seleção brasileira – uma alusão ao figurino da cantora Madonna em show no Rio de Janeiro, no início de maio.

A Marcha contou também com a presença de autoridades políticas, como a deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP), a deputada estadual de São Paulo Carolina Iara (PSOL-SP), o deputado estadual Eduardo Suplicy (PT-SP) e a vereadora de Niterói (RJ) Benny Briolly (PSOL-RJ).

*** Com informações da Agência Diadorim

 

mais
sobre
1ª Marcha Trans Campinas OrgulhoLGBT+
LEIA
+